Labradores.com no telemóvel!

9 de outubro de 2011

Andar de carro!

  Qualquer cão pode aprender a ser um melhor companheiro de viagem!

  A maioria dos cães adora andar de carro! Às vezes tanto que se pode tornar um incómodo para o condutor, quando o cão salta para os bancos da frente ou não para de ladrar durante toda a viagem!

  Por outro lado, há cães que odeiam andar de carro! Por terem medo ou enjoarem, ficam inquietos, choram e babam-se.


  Podemos seguir alguns passos para tornar as viagens mais agradáveis para todos:


1. Criar boas memórias!

  Para muitos cães, a sua primeira viagem de carro foi a que os separou da "única família que conheceram", dos seus irmãos e da sua mãe, uma memória desconsoladora. Antes de fazerem seis meses já fizeram várias viagens ao veterinário para consultas de rotina e vacinas, que os assustaram por muito esforço que tenhamos feito para os deixar mais tranquilos. Devemos passar algum tempo com os nossos cães a "mostrar-lhes" que o carro é sitio agradável e divertido, pode ser um processo mais ou menos demorado dependendo do cão em questão.

  • Se o cão tem medo de entrar no carro, pode colocar a tigela da ração junto ao automóvel ou nos bancos de trás, fazendo-o comer aí durante um semana;
  • Brinque com bolas, cordas, bonecos, etc. ao pé do carro ou mesmo atirando-os para o interior do mesmo e fazendo-o ir buscá-los;
  • Sente-o no banco de trás (é mais seguro e cómodo para o animal) e acenda o motor por um/dois minutos, repita o processo 3 vezes ao dia durante alguns dias, até o ver mais confortável;
  • Dê um passeio de automóvel todos os dias, aumentando a sua duração gradualmente, e vá a um sitio que o seu cão goste (um parque, uma praia, campo, ...)


2. Viajar Comodamente

  Os cães são como as crianças pequenas e em viagens grandes podem ficar aborrecidos, choram, dão voltas e voltas e mexem em tudo. Mas um cão bem comportado em casa também o será dentro do carro, senão o dono tem de tomar algumas medidas:
  • Ensinar a ordem "quieto" (em casa). Pegue na coleira do cão e diga "quieto!", depois levo-o para onde quer que fique e diga outra vez "quieto!", elogie-o e de-lhe um recompensa (pode ser um biscoito ou pode atirar-lhe um brinquedo para apanhar). Ao fim  de alguns dias, a maioria dos cães já terá entendido a ordem.
3. Segurança

  A melhor forma de ajudar o cão a relaxar dentro do carro e de o manter seguro, é coloca-lo dentro de uma caixa transportadora ou jaula, isto porque na vida selvagem os cães sempre viveram em tocas/buracos e preferem lugares pequenos e fechados para se sentirem seguros. O odor conhecido da jaula vai ajudá-lo a acalmar no ambiente desconhecido à sua volta, oferecendo-lhe ao mesmo tempo protecção.

  A alternativa à jaula é o cinto de segurança (próprio para cães, é normalmente um adaptador para o cinto normal e pode ser encontrado em qualquer hiper-mercado ou loja de animais), nalguns países obrigatório para cães de tamanho médio e grande. O cinto mantém-nos seguros e num lugar fixo, permitindo-os estar sentados ou deitados e sendo muito útil em viagens mais compridas.


  Outra opção é dividir a zona onde estão as pessoas da zona onde se encontra o cão com uma barreira/rede. Estas dão um pouco mais de liberdade e espaço para o cão se movimentar e podem ser muito práticas.
nos bancos traseiros
ou na bagageira

Sem comentários: