Labradores.com no telemóvel!

1 de janeiro de 2008

Estalão da Raça

Um Labrador "Ideal" deve ter o seguinte aspecto:


  • deve ter uma altura ao garrote de 54-57cm, é um cão de tamanho grande;

  • um crânio largo, que se adelgaça ligeiramente na direcção do focinho;

  • olhos de tamanho médio, castanhos, cor de avelã ou pretos são os preferidos, embora, também existam Labradores de olhos azuis ou verdes devido á posterior popularização da raça;

  • as maxilas e os 42 dentes, são fortes e talhados de modo perfeito em forma de tesoura;
  • as orelhas estão implantadas no alto e para trás;
  • o pescoço forte não deve ter «papadas», mas ter a pele lisa e tensa, repusando sobre duas espádulas longas e inclinadas;

  • a linha dorsal é direita e não descai para a cauda (exemplo do Pastor Alemão);

  • a cauda é muito grossa na base, vai adelgaçando em direcção à ponta e está coberta com pêlo curto e denso;

  • a sua estrutura aponta para um cão trabalhador, resistente, que avança com passos que não são muito rápidos, mas de grande alcance;

  • o pêlo é curto, denso e liso, tem uma subpelagem resistente a todas as temperaturas, coberto com pelagem forte, sem pêlos compridos e sedosos, isto, faz dele um cão que, não precisa de escova nem de banho! (embora seja aconselhada uma escovagem semanal)

7 comentários:

Anónimo disse...

não ha comentarios para isto é lindo sem duvida

Anónimo disse...

O Labra ideal tem que antes de qualquer coisa ter o temperamento de um Labrador, as caracteristica somente terão valor se acompanhar um comportamento docil amigo companheiro e muito mais que somente quem tem labra sabe o quanto e prazeiroso

Inês disse...

Concordo plenamente Paulo Spina, seja bem-vindo ao Blog!

O Labrador sendo uma raça mundialmente famosa "sofre" da criação descontrolada e por isso mesmo, é muito comum encontrarem-se os chamados «lavradores», estes podem apresentar desvios comportamentais e/ou na sua aparência em relação à raça Esta pode desviar-se bastante do estalão!

Cumprimentos Paulo e volte sempre! ;)

Anónimo disse...

tenho um labrador femea que é quase branca, ela é tão linda tão meiga, segue-me desde que chego a casa até eu adormecer ,que importa as caracteristicas quando já fazem parte da nossa vida.obrigadas a todos os que adoram animais.

Inês disse...

Olá anónimo!

Lá isso é verdade, mas no caso de algum dia querer que a sua cadela vá a alguma exposição, ela terá de seguir o estalão e o que não estiver dentro do mesmo, é considerado falta. Claro que depois do cão estar integrado na nossa família e tiver apenas como fim a companhia, este facto acaba por ser secundário.

Mas não se esqueça que a sua labradora só é assim meiga porque à várias gerações que os criadores se esforçam para conseguirem cães tão leais como os labradores e provávelmente se a sua cadela tivesse resultado de um cruzamento entre cães nervosos e "descontrolados" a nível de comportamento, doentes, etc.,não teria uma cadela saudável e meiga como tem. Por isso o estalão acaba por ser um ponto importante a quem quer um animal "puro" e que siga exactamente aquilo que se espera da raça, claro que os cães não são nenhuns robôs, por isso cada um tem a sua personalidade e é quase que impossivél estarem exactamente nos ideais do estalão, mas é para isso que os criadores se esforçam, para conseguir um cão mais apróximado do estalão, que seja possivél!

Muitos cumprimentos e volte sempre! =D

Anónimo disse...

Olá Bola de Pêlo.
Meu nome é João e falo de Caraguatatuba-SP (Brasil) e crio labrador a 6 anos.
Gostaria de apenas ratificar uma informação equivocada no seu padrão de raça.
SEgundo a FCI (Federation Cinelogique Internationale), o Labrador Retriever é um cão de porte GRANDE e não de porte MÉDIO, como escrito em seu post.

Parabens pelo trabalho realizado de conscientização que vc faz. Oxalá se todos os donos pudessem ter acesso a essas informações.

Até mais e disponivel para quelquer dúvida.

João e Cida Nogare

Inês disse...

Olá João, obrigada pelos elogios!

Obrigado pela correção e a verdade é que em todos os artigos que li sobre o estalão estava sempre porte médio/grande, daí ter colocado médio.

Obrigada pela disposição a ajudar porque de facto não sendo criador às vezes são me colocadas dúvidas que não sei esclarecer.

Cumprimentos e volte sempre!

Inês