Labradores.com no telemóvel!

5 de março de 2009

Alimentação Correcta

Quando chega à nova casa...

Nos primeiros dias na nova casa o chachorrinho tem de lidar com tanta coisa, habituar-se às pessoas estranhas, à perda da mãe e dos irmãos, ao novo ritmo, que, pelo menos a comida seja habitual... um bom criador entregar-lhe-á, certamente, um plano de alimentação (mais tarde aperfeiçoado pelo veterinário) e talvez alguma ração para os primeiros dias, dando-lhe todas as referências necessárias para encontrar essa mesma ração no mercado. Pouco a pouco, poderá ir substituindo a comida por outra da sua preferência ou remendada pelo vetrinário.

Quantidade de comida e horário de refeições

Durante o primeiro ano de vida, o cão deve ser alimentado vária vezes ao dia, mais tarde, apenas uma ou duas vezes. Receberá então de manhã e à noite a sua ração.
As calorias que este deve consumir depende da sua idade e da quantidade e qualidade do exercício que este faz. Por isso, não estabeleça normas absolutas para o consumo de calorias por cada quilo de peso. O melhor mesmo é ir controlando o seu peso em intervalos regulares.~

*Não se esqueça que, por norma, deve alimentar o seu cão depois de um passeio para evitar que ocorra a rotação de estômago, comum em cães grandes. O seu cão deve ainda, engordar lenta e continuamente até ao fim do primeiro ano de vida, até à puberdade ou um peso final de cerca de 30 quilos.

Comilões!

Praticamente todos os labradores têm um defeito comum: ser comilões. Por isso, adquirem fácilmente excesso de peso e ficam gordos. Está ainda assim, ciêntificamente provado que uma alimentação muito substancial e abundante na juventude favorece o aparecimento da temível displasia da anca! Como o esqueleto de um cão grande como o labrador se desenvolve mais lentamente que o resto do corpo, os ossos ficam sobrecarregados devido ao excdesso de peso durante o crescimento e o labrador fica mais vulnerável a doenças e deformações.


Baseado em: O Labrador Retriever de Uschi Birr

2 comentários:

Osvaldo disse...

muito obrigado por todas as informações, porque eu quero adotar um labrador e queria saber todas as informações desses cães. estava muito interessado em conhecer as Ração . obrigado

Lis disse...

Obrigada, amei o blog