11 de outubro de 2011

Displasia da anca

A displasia coxo-femoral, mais conhecida como displasia da anca, é uma doença típica das raças de médio e grande porte.

É uma deficiência hereditária que inibe o desenvolvimento da articulação coxo-femoral. A evolução da doença pode causar enfraquecimento ou mesmo paralisia das pernas traseiras. Alguns sintomas podem ser detectados:
  • O acto de levantar, subir escadas, ... é doloroso para o cão
  • O cão mostra pouca resistência ao esforço, cansando-se com facilidade
  • O animal mostra dificuldade em saltar
Só uma radiografia pode dar um diagnóstico exacto (pode ser a realizada a partir do primeiro ano de vida). As dores e inflamações podem ser tratadas por meios medicamentosos mas caso os sintomas se tornem mais graves poderá recorrer-se à implantação de uma articulação artificial (normalmente obtêm-se bons resultados com este procedimento).

Como medida preventiva deve evitar dar-se ração muito rica em fase de crescimento, deixar o cão saltar para cima de sofás, camas, correr em solos muito moles (como a areia), entre outros esforços que possam ser evitados.

Cão sem sinais de displasia coxo-femoral

Cão com displasia






in O Boxer, Joahnna Thiel (adaptado)




Outro artigo interessante sobre o mesmo tema: http://www.retrieverdolabrador.com/displasia_da_anca.html (Atenção: Não tenho qualquer ligação ao autor do artigo!)

4 comentários:

  1. Nossa, muito bom esse blog. Ganhei um labrador fêmea amarelo oslhos verdes sábado e estou amando esse cachorro. Ela tem 3 meses e é muiito dócil. Estou seguindo o blog e evou etrar aqui todos os dias. Está de parabéns o blog.
    Tenho um blog também, visite se puder: http://www.blogentraai.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  2. Temos um labrador também e colocamos o banner I Love My Lab em nosso blog,visite se puder.

    ResponderEliminar
  3. Parabéns pelo Blog.
    Tenho uma labradora de 3 meses, muito brincalhona e linda.
    Ao ler o artigo sobre a "displasia da anca" fiquei um pouco preocupada pois não sabia ser um problema tão recorrente neta raça. Pode ser feito algum diagnóstico em cachorros pequenos?
    Obrigada.

    ResponderEliminar

Este Blog foi feito para todos aqueles que gostam de cães, não se esqueça, todos temos o direito de expressar a nossa opinião e devemos respeitar as opiniões de cada um.
Deixe o seu comentário! (ideias, noticias...tudo!)


[Relembro que NÃO SOU VETERINÁRIA OU ESPECIALISTA EM ANIMAIS.
NINGUÉM PODE ACONSELHÁ-LO MELHOR QUE UM ESPECIALISTA.
SE O SEU CÃO SE ENCONTRA SOB ALGUM TIPO DE SOFRIMENTO(doença, etc.) CONSULTE UM VETERINÁRIO, não espere encontrar uma resposta na internet!
PODE CUSTAR-LHE A VIDA DO SEU COMPANHEIRO!]


Obrigada!